CONHECENDO NOSSAS FONTES RENOVÁVEIS




Com o passar dos anos, vários modos de produção de energia foram encontrados para o beneficio humano. Algumas, renováveis, e outras não renováveis. As energias renováveis são aquelas que são, em princípio, inesgotáveis. São também aquelas que, em sua maior parte, dependem diretamente do Sol.
A geração de energia elétrica no Brasil é predominantemente renovável, com a geração interna hidráulica sendo superior a 74% do total de sua matriz energética. O racionamento de energia elétrica ocorrido em 2001, devido à falta de chuvas, levou o país a incrementar a participação de fontes alternativas de energia. 
Um dos meios importantes de energia renovável é a energia solar, gerada a partir da radiação solar. A radiação solar é uma forma de transferência de energia advinda do Sol, através da propagação de ondas eletromagnéticas. As radiações emitidas pelo Sol atingem a camada externa da atmosfera terrestre com intensidade que depende da distância Sol-Terra. 
Outro tipo de geração de energia bastante utilizado atualmente a geração eólica, que é energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aero geradores, para a geração de eletricidade, ou cata-ventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água. Recentes desenvolvimentos tecnológicos (sistemas avançados de transmissão, melhor aerodinâmica, estratégias de controle e operação das turbinas etc.) têm reduzido custos e melhorado o desempenho e a confiabilidade dos equipamentos.  



Referências Bibliográficas:



ANEEL-ENERGIA EÓLICA-2003 


MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA
– ENERGIAS RENOVÁVEIS -  2007


VIANA, TRAJANO 
- ENERGIA FOTOVOLTAICA. GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO SOL- 2011  



WANDERLEY & CAMPOS -PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO RIO GRANDE DO NORTE - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário