R E S U M O DO PROJETO

O título do projeto foi alterado de:

"Consumo e geração de energia: ônus e bônus"

Para:

"Perfil da Sociedade Consumista Atual: uma análise do consumo de energia elétrica na cidade de Arapiraca e circunvizinhas"

Essa mudança se deu em virtude do rumo tomado no decorrer do desenrolar da pesquisa.

MOTIVAÇÃO:

No final do século XIX, a energia elétrica tornou-se um meio indispensável à vida de qualquer indivíduo. As atividades humanas, portanto, passaram a demonstrar uma total dependência dos meios energéticos, como o uso exacerbado do petróleo e seus derivados. Entretanto, o consumismo desenfreado gerou significativas crises na redistribuição energética, uma vez que o padrão de consumo das nações atuais passou a ser conhecido em razão de sua insustentabilidade, seja pela falta de planejamento, como também pela ínfima instrução voltada à sociedade de consumo no que tange a métodos de redução que venham a mitigar a consequente escassez de recursos naturais – a exemplo também do recurso hídrico, que no caso do Brasil é responsável por mais de 74% de toda energia que é gerada através das hidroelétricas. Assim sendo, pensar em razões sustentáveis como intuito de mitigar o consumo desenfreado de energia elétrica, é de fundamental importância. Racionalmente, é preciso que haja uma maior dispersão da geração de energia através de fontes renováveis, como a energia eólica e solar. Assim, reconhecendo a importância de se pensar acerca de um consumo energético sustentável, ao se traçar o perfil da sociedade consumista atual nas cidades pesquisadas, espera-se que os resultados sirvam de exemplo – à medida que os resultados alcançados foram realizados através de análises quantitativas – e venha a impactar – de forma positiva – outras regiões, o qual poderá nortear novos hábitos e inserir um panorama à sociedade, sendo este pautado no consumo racional, pois seu consumo de forma irracional implica em uma maior geração e criação de matrizes energéticas que possam causar sérios danos à biodiversidade e ao meio social.

OBJETIVOS:

·   Traçar um perfil da sociedade consumista atual da cidade de Arapiraca e cidades circunvizinhas no que diz respeito ao consumo de energia elétrica.
·   Pesquisar, fomentar e instigar a produção de energia derivada de recursos renováveis. Apresentando os benefícios gerados pela introdução de um programa autossustentável, em aspectos técnicos e financeiros.
        ·     Apresentar as fontes renováveis e não renováveis de geração de energia atualmente presentes e outras que estão sendo desenvolvidas analisando suas tendências para o futuro, como quais apresentarão maior crescimento a nível mundial e quais serão estagnadas. 
Com isso, o curso Técnico de Eletroeletrônica contribui nessa pesquisa no quesito conhecimentos elétricos (como é gerada a energia elétrica e as várias possibilidades de a mesma ser gerada, a sua utilidade na sociedade e sua importância para o mundo contemporâneo, entre outros) e eletrônicos (que promove o entendimento de placas solares, motores elétricos, eólicos, hidroelétricos). E, fazendo uma ponte com a preocupação de um consumo sustentável, contribui para que possamos sugerir aparelhos eletrônicos que gastam menos energia (conforme sua potência) e tenha boa eficiência.

APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO:

Entender o que leva ao consumo desenfreado de energia elétrica é de fundamental importância, pois guiará as pessoas a práticas de redução. Assim, entende-se que traçar um perfil da sociedade consumista – elencando nos indivíduos a identificação com os resultados – é fazer com que eles, por meio de resultados concretos, atinjam um estágio coletivo de maneira que tenham por objetivo à solução das questões de insustentabilidade ambiental.
Portanto, ao se nortear pelo "perfil" traçado no decorrer da pesquisa, a indústria do petróleo - tendo seus funcionários como praticantes do que está posto no manual - se beneficiará, à medida que os resultados são a curto prazo.


PRINCIPAIS ATIVIDADES REALIZADAS E RESULTADOS OBTIDOS

Como principais atividades, tivemos:
No período considerado, houve a criação de revisões de literaturas a partir de referenciais selecionados minuciosamente para manter um padrão da pesquisa; Com o desejo de expandir o conhecimento adquirido durante a pesquisa, houve por parte da equipe, a criação de um blog (disponível em: http://e-nergizando.blogspot.com.br/) onde ocorreram postagens de temas ligados à energia e sustentabilidade; Pesquisas de campo nos levaram ao colhimento de necessários resultados para a conclusão do nosso projeto. Junto a isso, parcerias feitas com a Eletrobrás, nos ajudou a filtrar os bairros que mais consomem energia elétrica, consequentemente, facilitando o nosso campo de pesquisa; A partir dos dados obtidos e posteriormente apurados, criamos um manual acerca do consumo sustentável da energia elétrica e também temas relacionados às energias renováveis. 


Nos resultados obtidos, percebemos que cerca de 45,6% da população entrevistada se encontra totalmente insatisfeita com a conta mensal de energia elétrica e outras 39,2% estão parcialmente satisfeitas, isso se deve ao elevado aumento da tarifa de energia provocada pela crise energética que o país vem passando atualmente. Além disso, 72% desconhecem o conceito de SUSTENTABILIDADE e em poucas residências, 24% das entrevistadas, praticam alguma forma de economia.
Diante disso, nosso manual visa apresentar formas de como se obter um consumo energético sustentável e apresentá-lo à população a fim de amenizar o gasto de energia e, assim, contribuir para uma maior satisfação por parte da população. Por conseguinte, com o uso sustentável da energia advinda das hidroelétricas, a nossa principal matriz energética poderá se tornar menos sobrecarregada.
Portanto, além de sintetizar os meios atuais e em desenvolvimento de produção de energia elétrica, os resultados obtidos contribuíram para traçar o perfil consumista energético atual da população das cidades de Arapiraca, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e São Sebastião (localizadas no Agreste alagoano) podendo os dados obtidos nas mesmas ser também referência para outras cidades do estado de Alagoas ou mesmo do Brasil.


Abaixo segue o modelo do banner apresentado na II Feira de Ciência e Tecnologia - IFAL/PETROBRAS ocorrida no dia 11 de Novembro de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário